terça-feira, 24 de novembro de 2015

Carta às candidatas a Miss Breves

Engana-se o tolo que acredita que a representatividade da Miss Breves é exclusivamente estético. Não somente avalia-se que a candidata esteja dentro dos padrões de beleza exigidos por este tipo de concurso, mas também se pede que tenha padrões comportamentais que estejam dentro da normalidade da sociedade, uma boa índole e conhecimento sobre a cidade que se candidatou a representar.
Olhando as lindas candidatas que se puseram a participar deste concurso, e se disponibilizaram a nos representar no Miss Pará, questiono-me se estão realmente aptas a assumirem esta imagem simbólica da mulher brevense.
Estamos no período em que a cultura local está sendo exaltada no evento intitulado Viva Breves. São nove dias em que os artistas e produções são desnudadas para a contemplação da população. Infelizmente nossa cidade ainda não tem o habito de participar de eventos de mostras artísticas, como teatro, sarau, shows de bandas de cunho regional, entre outros. Mas este cenário está mudando graças a esse evento, e a luta constante dos próprios artistas em mudar essa realidade.
Nos dias em que estive contemplando o evento, não senti a presença de nenhuma das candidatas ao Miss Breves. Não que elas não tenham tenham ido ver os artistas locais, afinal não sou Deus para estar em todo lugar, o tempo todo. Mas no momento em que estive, principalmente quando os Poetas Dan Moraes e Bispo nos encantavam com poesias de própria autoria e de poetas locais, não as vi.
A vencedora da Miss Breves terá, não só a chance de representar a mulher brevense, mas também de ser um ícone que espelhará jovens que sonham em estar um dia no lugar delas. A candidata à Miss Breves deve possuir comportamentos benéficos a sociedade, em outras palavras, ser um bom exemplo. E todos querem ver nossas mulheres primando pela cultura da cidade que está representando.
Anseio por uma candidata que entre neste concurso visando, realmente, ser uma representante da mulher brevense: batalhadora, corajosa, inteligente, visionaria. E não somente focando na vitória para ganhar o premio ofertado. Sonho por uma candidata que nos orgulhará no Miss Pará, não somente por sua beleza, mas por sua paixão ao município.
Que nossas belíssimas candidatas recebam esta crônica não de forma ofensiva, mas como um pedido, de um simples brevense que sonha em ver seu município crescendo culturalmente, para que elas se percebam como personagens importantes para a boa representação da cidade lá fora. Afinal, estamos fartos de somente o lado negativo da cidade sair nas manchetes estaduais e nacionais.
Agradeço aos leitores. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contratos quebrados.

Absorto, ele fixava sua visão no teto enquanto sentia os delicados dedos dela tateando seu tórax, deleitando-se com os resquícios de prazer ...